Câmara da Lousã aprova Orçamento para 2022
Investimento nas pessoas continua a ser nuclear, com mais de 60% dedicado a funções sociais
publicado a 9 de dezembro de 2021

O Município da Lousã aprovou esta segunda-feira, em reunião de câmara, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano (GOP) para 2022, num valor de 18.753.257,00€, mais 1.088.03,00€ do que no exercício de 2021.

Para além dos efeitos diretos da pandemia e da incerteza que gera, a concretização das transferências de competências do Estado Central para as Câmaras Municipais a concretizar em 2022 - em áreas tão sensíveis como a Saúde, Educação ou Ação Social - representam desafios acrescidos.

Num exercício para 2022 fortemente marcado pela diminuição de receitas e aumento de custos - nomeadamente pelo aumento de preços de bens e consumos onde se destaca um aumento de 650 mil euros em encargos com eletricidade e gás - o principal investimento continua a ser dirigido às pessoas, concretizado em cerca mais de 60%  do GOP destinado às funções sociais - que corresponde a mais de de 7.500.600,00€ -  em projetos como o programa de Apoio à Natalidade “Primeiros Passos, as Medidas de Apoio Pontual a Situações de Emergência Social (MAPSES) - que inclui o apoio alimentar - a ação social escolar, os transportes, refeições escolares e os lanches escolares.

Neste exercício orçamental o reforço da qualidade de vida, atratividade e competitividade do Concelho continuam a ter uma expressão significativa através dos 3 projetos de mobilidade urbana sustentável, um investimento que ascende aos 2.300.000,00 €, a concretização da modernização da Escola Secundária, um investimento superior a 2.950.000 €, a modernização do Cineteatro, um investimento superior a 2.100.000,00 €, a criação da Loja do Cidadão, a valorização do património florestal e recursos hídricos, nomeadamente a Ribeira de São João e o Rio Ceira, o projeto do percurso pedonal e ciclável da Ribeira de São João, a criação do Centro Municipal de Proteção Civil, a ampliação da área empresarial e a criação de serviços e infraestruturas de apoio à atividade económica..

Para a concretização dos objetivos infraestruturais referidos, a captação de fundos comunitários assume particular importância.

O ano de 2022 requererá, também, a atenção permanente e exigência relativamente à concretização de dois projetos estratégicos: a obra do MetroBus e o projeto de criação da Alternativa à Estrada da Beira e ligação ao IP3.

Para Luís Antunes, Presidente da Câmara Municipal da Lousã, “o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2022 expressam um conjunto robusto de políticas públicas, que conjugam responsabilidade e ambição” ao mesmo tempo que “permitem assegurar o cada vez mais difícil equilíbrio financeiro da Autarquia”.