Câmara Municipal apoio Fundação Inatel na edição de obra sobre as “Lendas da Região de Coimbra”.
Obra resultará da recolha de Lendas do concelho e da região.
publicado a 5 de fevereiro de 2021

A Câmara Municipal da Lousã irá celebrar um protocolo com a Fundação Inatel na edição de uma obra sobre as “Lendas da Região de Coimbra”.

Esta obra – que será também apoiada pelos restantes Municípios da região – irá compilar uma recolha das lendas que fazem a história dos concelhos, nas suas variadas versões, perpetuando assim estas importantes memórias.

O apoio será refletido no acompanhamento técnico do levantamento das Lendas e terá também um investimento financeiro de 950€.

De referir que a Câmara Municipal tem, através de parcerias e acordos estabelecidos, procurado não perder este importante património imaterial, sendo um exemplo deste objetivo o trabalho em curso no concelho intitulado “Memórias em tempo de pandemia”, promovido em parceria com a Associação A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria (MPAGDP).

No âmbito desta parceria, desenvolvida também com o apoio do CLDS4G-Lousã Ativa – Ativar e com a Rede Cuidas, foram já gravados cerca de duas dezenas de vídeos com pessoas do concelho, sendo um dos objetivos do projeto combater o isolamento, especialmente da população sénior, neste período de pandemia.

A recolha deste património identitário contribuirá para um melhor conhecimento das práticas e repertórios, acentuará o reconhecimento interno e externo e fomentará um aumento da auto-estima dos seus protagonistas, em particular, e dos habitantes do município em geral.