Câmara Municipal apresenta obra “Os Lousanense e a 1.ª Grande Guerra, Vol I, a Flandres”
Lançamento da obra contou com a presença do Chefe de Estado Maior do Exército, General Rovisco Duarte
publicado a 17 de abril de 2018

A Câmara Municipal da Lousã apresentou, no dia 14 de abril, a obra “Os Lousanense e a 1.ª Grande Guerra, Vol. I, a Flandres”, numa cerimónia que contou com a presença de muitos familiares dos militares lousanenses que integraram o Corpo Expedicionário Português e do Chefe de Estado Maior do Exército, General Rovisco Duarte.

A obra - cujo trabalho de investigação foi de José Manuel Almeida - é uma simples, mas ao mesmo tempo importante evocação, que contribui para o reforço do conhecimento de um momento da história universal e uma não menos relevante homenagem a todos os que nela estiveram envolvidos. Resulta de uma persistente, mas sistemática, pesquisa no Arquivo Histórico Municipal, em arquivos militares, oficiais e paroquiais, na imprensa periódica da época e ainda em testemunhos orais e documentais de familiares destes lousanenses.

A 1.ª Grande Guerra foi um momento marcante para a Europa e o conflito arrastou muitos Lousanenses para os campos de batalha, nomeadamente em África (essencialmente Angola e Moçambique) e na Europa – 1914 a 1919, locais de onde muitos não regressaram.

Com esta obra e no ano em que se assinalam os 100 anos da Batalha de La Lys – onde inclusive tombou um Lousanense - a Autarquia pretendeu perpetuar e reconhecer todos os que, em condições extremas, deram o melhor de si pela Europa e por Portugal. A História de uma Comunidade faz-se destes simbólicos momentos que contribuem para a afirmação de uma identidade coletiva.

Esta foi uma forma de dar nome e rosto aos soldados desconhecidos desta comunidade, erguendo um memorial, não em pedra mas em papel, que transmita aos vindouros a memória desses tempos e desses acontecimentos

O Executivo Municipal Lousanense, ciente do contributo dado ao País por todos os Lousanenses que participaram nos momentos marcantes da sua história, vai continuar a evocar e reconhecer de diferentes formas esse papel.

Na apresentação teve ainda lugar uma sessão do programa “Conversas Transversas” que contou com a participação de Ana Maria Bandeira (Arquivista), Major Jorge Carvalho (Liga dos Combatentes e do artista/ilustrador Delfim Ruas, tendo a mesma sido moderada pela Vereadora da Cultura Henriqueta Oliveira.