Câmara Municipal aprova Voto de Reconhecimento à Lousãmel
Cooperativa Lousãmel obteve o Prémio Nacional de Agricultura 2018
publicado a 6 de fevereiro de 2019

O Executivo Municipal aprovou, por unanimidade, um Voto de Reconhecimento à Cooperativa Lousãmel que, no dia 22 de janeiro, obteve o Prémio Nacional de Agricultura 2018, na categoria Associações / Cooperativas.

O Prémio Nacional de Agricultura 2018 é um concurso nacional, com várias categorias, promovido anualmente pelo Banco BPI e pelos jornais Correio da Manhã e Jornal de Negócios, com o patrocínio do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e com o apoio da consultora PwC.

Quatro anos após a Menção Honrosa obtida nesta mesma iniciativa, a Lousãmel recebe esta distinção num concurso que tem como objetivo promover, incentivar e premiar casos de sucesso nos sectores da agricultura e agro-indústria, florestas e pecuária.

A candidatura da Cooperativa Lousãmel foi a única na área da apicultura e destacou-se pelo relevante trabalho na promoção desta atividade, na valorização, proteção e projeção do Mel DOP Serra da Lousã e pelo desenvolvido do Centro de Melhoramento Genético da Abelha Ibérica, iniciativas apoiadas pela Autarquia.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, “num período particularmente difícil para a apicultura, nomeadamente pela destruição causada pelos incêndios de 2017 e, também, pelo impacto da crescente presença da Vespa Velutina, este prémio é muito relevante e deve constituir um estímulo para todos os agentes deste setor.”