Câmara Municipal da Lousã apoia 99 empresas no âmbito do Fundo Municipal de Apoio à Atividade Empresarial-COVID 19.
Medida significa um investimento de 143 358€.
publicado a 4 de maio de 2021

No âmbito do Fundo Municipal de Apoio à Atividade Empresarial COVID-19, a equipa técnica de análise da Autarquia aprovou 99 candidaturas de empresas do Concelho, num universo de 112 candidaturas que foram submetidas.

De referir que este fundo, criado pela Câmara Municipal e exclusivamente proveniente do Orçamento Municipal, tinha inicialmente uma dotação de 100 000€ tendo sido reforçado para dar resposta ao volume de candidaturas, tendo o investimento sido de 143 358€.

As empresas cujas candidaturas foram aprovadas asseguram 110 postos de trabalho, sendo que das 99 empresas 10 registaram uma quebra superior a 75%, 27 empresas tiveram uma quebra entre os 25 e o 50% e 62 empresas tiveram quebra entre os 20 e os 50%. Acresce ainda informar que 44 destas empresas não tinham ainda recebido qualquer apoio.

Os apoios prestados – que serão transferidos para as empresas nos próximos dias – vão de 1208€ (valor mínimo) até aos 2000€ (valor máximo), tendo o valor médio dos apoios atribuídos sido de 1 448€.

Este instrumento, que contou com contributos da AESL – Associação Empresarial Serra da Lousã, teve como objetivo apoiar o tecido empresarial do Concelho, incluindo os empresários em nome individual, nomeadamente nos setores afetados pelas medidas excecionais de mitigação da crise sanitária, como o comércio a retalho e serviços, alojamento, hotelaria, restauração e similares e, também, as empresas de animação, atividades de artes do espetáculo e outras que se viram forçadas ao encerramento ou suspensão temporária da atividade em virtude da declaração do estado de emergência.

O Presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes referiu que “os incentivos que vão ser transferidos para estas empresas são mais uma forma de apoio à comunidade e à recuperação dos impactos causados pela pandemia”.

O Autarca referiu, também, que, “a Câmara Municipal irá, no âmbito das suas competências e em articulação com os agentes, nomeadamente com a AESL-Associação Empresarial Serra da Lousã, continuar a implementar medidas que possam ser um contributo efetivo para combater os efeitos negativos gerados pela pandemia COVID-19.”