Câmara Municipal da Lousã apoia famílias do Concelho através da ARCIL e ACTIVAR
Investimento de 76.300€ nas Estruturas de Ensino Diferenciado / Estruturado / Centro de Atividades do Agrupamento de Escolas da Lousã e CLDS 4G
publicado a 19 de outubro de 2023

A Autarquia da Lousã atribuiu um apoio de 65 mil euros à ARCIL – Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã, um investimento que tem por objetivo o funcionamento das Estruturas de Ensino Diferenciado / Estruturado / Centro de Atividades do Agrupamento de Escolas da Lousã.

Ainda na Reunião de Câmara de 16 de outubro, foi também aprovado um apoio de 11.300€ à ACTIVAR – Associação de Cooperação da Lousã, no âmbito do projeto CLDS 4G, projeto que tem como objetivo promover a inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social, mobilizando para o efeito a ação integrada de diversos agentes e recursos localmente disponíveis, constituindo-se como um instrumento de combate à exclusão social fortemente marcado por uma intervenção de proximidade realizada em parceria.

Estes investimentos – que estão em linha com as políticas educativas e sociais do Município – reforçam o posicionamento da Lousã como território inclusivo e contribuem para a promoção da coesão social, nomeadamente permitindo aos cidadãos com necessidades especiais que continuem a ter a possibilidade de realizar um trajeto escolar adequado às suas capacidades.

Estas medidas são, também, um importante apoio para as famílias, uma vez que não só garantem que os cidadãos continuem a ter um acompanhamento adequado e que contribui para a sua inclusão na sociedade, como potenciar a congregação de esforços entre o setor público e o privado na promoção e execução dos projetos através da mobilização de atores locais com diferentes proveniências.

Para Luís Antunes, Presidente da Câmara Municipal “o trabalho de qualidade que a ARCIL e a ACTIVAR têm desempenhado no nosso Concelho, bem como a pertinência destes serviços e projetos justificam os investimentos da Autarquia, os quais estão enquadrados nas várias respostas que a Câmara Municipal presta nas áreas da Educação e Ação Social”.