A Câmara Municipal da Lousã atribuiu recentemente dois votos de reconhecimento, um na área da inclusão e outro na área desportiva.
A ARCIL - Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã viu reconhecido o facto de ter vencido o Prémio BPI Capacitar 2023 com o projeto "Adoçar a Mente", cujo objetivo é colmatar a insuficiência de oportunidades de emprego e inclusão profissional e social das pessoas com deficiência e incapacidade, por meio de formações em contexto de trabalho e de programas ocupacionais socialmente úteis. Este projeto é dirigido a um grupo de mulheres com deficiência de corrente de doença mental, utentes do Centro de Atividades de Capacitação para a Inclusão da ARCIL e será concretizado com formação na área da pastelaria, resultante de uma parceria a formalizar com a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.
O prémio do BPI pretende impulsionar projetos a executar em território nacional que promovam a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, doença mental ou outras doenças, bem como das suas famílias com especial enfoque na sua autonomia, empregabilidade e bem-estar. O reconhecimento do Município é extensivo todas as pessoas envolvidas nesta iniciativa de inclusão.
No âmbito desportivo, a Câmara Municipal da Lousã atribuiu um voto de reconhecimento à atleta lousanense Catarina Isabel Silva Amado que alcançou a 25.ª internacionalização, voto extensivo à Federação Portuguesa de Futebol e a todos que, direta ou indiretamente contribuíram para que a atleta atingisse estas concretizações com a principal camisola de Portugal.
Este número concretizou-se no seguimento da presença regular de Catarina Amado na principal Seleção Nacional de Futebol Feminino e nas recentes competições oficiais organizadas pela FIFA (Campeonato do Mundo) e pela UEFA (Liga das Nações), nas quais Portugal assinalou a sua primeira participação.
De salientar que a atleta, atualmente a representar SL Benfica, foi 6 vezes Internacional pela Seleção sub-17 e 26 vezes Internacional pela Seleção Sub-19 e com realização dos recentes jogos da Liga das Nações, conta já com 29 Internacionalizações pela principal Seleção Nacional de Futebol Feminino.