A Câmara Municipal da Lousã aprovou, na reunião do Executivo realizada na passada segunda-feira, três projetos: o projeto de execução da Requalificação Energética da Biblioteca Municipal Comendador Montenegro e os estudos prévios de arquitetura para a Requalificação do Mercado Municipal e do Jardim dos Paços do Concelho.
No caso da Biblioteca Municipal, inaugurada em 1991, a intervenção tem como objetivo modernizar o edifício e dotá-lo de melhores condições de conforto, sustentabilidade e eficiência energética. O projeto, enquadrado no aviso “Eficiência Energética na Administração Local – ITI CIM” do programa CENTRO 2030, prevê a incorporação de energias renováveis e medidas como isolamento térmico, substituição de caixilharias, instalação de sistemas de climatização com recurso a bombas de calor e soluções solares térmicas, colocação de painéis fotovoltaicos, substituição da iluminação por equipamentos mais eficientes e utilização de materiais ecológicos. Está ainda prevista a requalificação do logradouro, com integração de vegetação que contribui para o conforto ambiental.
Já os projetos referentes ao Mercado Municipal e ao Jardim dos Paços do Concelho visam valorizar o espaço público no centro da vila e responder a necessidades atuais da população. No Mercado Municipal, está contemplada a construção de um edifício moderno, funcional e acessível, com novas valências, como serviços públicos e auditório, e a criação de uma zona de estacionamento subterrâneo com 106 lugares. O objetivo é reforçar a dinamização económica, promover a interação social e transformar este espaço numa referência urbana.
Por sua vez, a intervenção no Jardim dos Paços do Concelho pretende renovar um espaço simbólico e central da Lousã, através da substituição do material vegetal, do mobiliário urbano e da valorização da calçada, enquanto elemento identitário. Está igualmente prevista a construção de um parque de estacionamento subterrâneo com cerca de 104 lugares, aumentando a capacidade de estacionamento e a atratividade deste espaço de fruição pública.