Câmara Municipal da Lousã e ASAE assinam protocolo de colaboração para garantir qualidade de refeições escolares
Sensibilização sobre higiene e segurança ambiental é um dos objetivos
publicado a 21 de outubro de 2022

O Presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes, e o Inspector Geral da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, Pedro Portugal Gaspar, assinaram hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um protocolo de colaboração com o objetivo de garantir a qualidade das refeições escolares fornecidas nos refeitórios que são responsabilidade da Autarquia e, também, implementar medidas e iniciativas de sensibilização e capacitação da comunidade em matéria de higiene e segurança alimentar.

O Presidente da Câmara Municipal destacou “a pertinência desta – e de todas as iniciativas – que contribuam para garantir um serviço de qualidade nas refeições escolares que são fornecidas aos nossos alunos”. Continuou reforçando “a boa colaboração que temos com a ASAE neste e em outros assuntos” e destacou “o importante papel desta instituição na garantia de manutenção dos de qualidade, não só neste caso particular, mas na generalidade das áreas económicas e alimentar, onde é uma importante salvaguarda para todos os cidadãos”.

Luís Antunes concluiu relembrando “a atenção da Autarquia a estas questões, nomeadamente com a implementação do projeto “Alimenta-te Bem, Cresce Saudável” e que tem dado excelentes resultados na aceitação de alimentos saudáveis e diversificados por partes dos alunos. Além disso a aposta estratégica da Autarquia na Educação é uma evidência, sendo investidos, por exemplo, em material e fichas escolares, refeições escolares, lanches escolares, oferta de fruta escolar e transportes escolares, mais de 2 milhões de euros. É um investimento que é acompanhado pela qualificação do nosso Parque Escolar, notória, por exemplo, na intervenção do Jardim de Infância do Freixo, na intervenção que estamos a realizar na entrada da EB2 - e que acompanhamos diariamente – e no objetivo que pretendemos concretizar logo que possível, a intervenção na Escola Secundária da Lousã”.

Na cerimónia foi ainda assinado um auto de receção de roupas apreendidas por parte da ASAE nas suas operações de fiscalização, roupas estas que serão entregues a instituições do Concelho.