Câmara Municipal da Lousã celebra Dia Mundial da Criança
Atividades decorrem em vários espaços do Concelho, de 31 de maio a 4 de junho
publicado a 30 de maio de 2023

Entre os dias 31 de maio e 4 de junho, a Câmara Municipal da Lousã em parceria com outras entidades, vai promover um conjunto de atividades para celebrar esta data com muita animação.

Para Luís Antunes, Presidente da Câmara Municipal da Lousã “este programa diversificado e de qualidade, que inclui desporto, cultura e animação, reflete a atenção e o investimento que fazemos nos mais jovens”. Luís Antunes destacou ainda “o trabalho em parceria que é feito com diversas entidades do Concelho, promovendo o trabalho associativo e o envolvimento de crianças e jovens”.

Assim, as atividades iniciam-se no dia 31 de maio com o espetáculo “Batuta, o Maestro da Fruta”, promovido pela Academia de Música Classplash. A iniciativa decorre nas instalações desta instituição.

Já no dia 1 de junho decorre a iniciativa “Boleia Humana – Vamos a pé para a Escola” para os alunos do 1.º CEB ao Secundário, dos estabelecimentos de ensino da vila da Lousã. O dia termina com a Ópera de Sombras “Chiu!” dinamizado pela TEAMUS, Companhia Um do Outro e Agrupamento de Escolas da Lousã.

O dia 2 de junho começa com a iniciativa “Boleia Humana – Vamos a pé para a Escola” para os alunos do 1.º CEB de Casal de Santo António da Freguesia de Serpins e continua com o “Serão Mágico entre Letras” que tem lugar no Parque Carlos Reis e é destinado a crianças dos 6 aos 10 anos de idade. Por fim tem novamente lugar a Ópera de Sombras “Chiu!” dinamizado pela TEAMUS, Companhia um do Outro e Agrupamento de Escolas da Lousã.

O fim de semana arranca com atividades no sábado dia 3 de junho, no Parque Carlos Reis, com os “Jogos do Hélder” para toda a família, momentos de interação com várias Mascotes conhecidas dos mais pequenos, e Jogos da Freguesia na Rua, dinamizado pela Junta de Freguesia da Lousã e Vilarinho.

Durante a tarde terá também lugar a “Caminhada na Floresta”, promovida no âmbito da Equipa Multidisciplinar da Câmara Municipal e demostrações de “CrossFit Kids”, promovido pelo Lousã Cross Fit e “MoveKids”, dinamizado pelo Move Wellness & Fitness Centers. Este dia termina com um Passeio de Bicicleta “Pais e Filhos I Avós e Netos”, promovido pela Câmara Municipal, com o apoio do projeto “Voltinhas na Escola/Academia de Ciclismo EFAPEL” do Agrupamento de Escolas da Lousã e do grupo Lesmas BTT.

Domingo é o último dia de atividades, que arranca com uma interacção com os Bombeiros Municipais da Lousã e Bombeiros Voluntários de Serpins, onde os jovens podem conhecer algumas viaturas e materiais e com uma Campanha de Adoção do Centro de Recolha Animal Oficial, dinamizada pela Louzanimales e que contará com uma atividade dinamizada pelo treinador Ivo Gomes.

A manhã terá também “Zumba na Espuma” que convida toda a família a uma aula de Zumba no Parque Carlos Reis. Destaca-se, também, o Campeonato Nacional de Carrinho de Rolamentos 2023, que terá lugar na zona da Avessada, dinamizado pela Junta de Freguesia de Serpins.

O dia culmina com o Espetáculo “Por Terras de Ávila” no Pátio do Casarão, organizado pela Academia de Bailado da Lousã.