Câmara Municipal da Lousã disponibiliza armadilhas para a vespa velutina
Já foram fornecidas cerca de 1700 armadilhas pelos serviços da Autarquia
publicado a 21 de junho de 2022

O combate à vespa velutina (asiática) no concelho da Lousã continua a decorrer com o envolvimento da comunidade, nomeadamente na colocação de armadilhas.

Até à data foram fornecidas pelos serviços da Autarquia cerca de 1700 armadilhas artesanais, que foram colocadas pelos próprios munícipes em locais onde foi identificada a existência de vespa velutina em articulação com o serviço veterinário, bem como da Proteção civil Municipal.

Este envolvimento da comunidade na deteção da vespa e na colocação de armadilhas está a produzir resultados, nomeadamente no número de ninhos avistados, sendo relevante referir que em 2022 já foram tratados 231 ninhos, destacando-se a sua sucessiva redução decorrente da ação concertada.

Para além dos munícipes em geral, também os apicultores do Concelho, que foram extremamente afetados pela vespa velutina - com a destruição de vários apiários e consequente redução da produção de mel - têm realizado um trabalho muito relevante no combate a esta espécie.

Também no âmbito do projeto “Deteção e combate à espécie exótica invasora Vespa velutina no território da CIM Região de Coimbra”, iniciou-se no dia 04 de abril a monitorização quinzenal, pela Universidade de Coimbra, de uma rede de 150 armadilhas no Concelho que, para tornar o processo de monitorização eficiente, desloca-se para o terreno de forma autónoma.

Os dados relativos à monitorização das armadilhas serão atualizados em plataforma STOP VESPA a cada sexta-feira.

Para participar a localização de um ninho pode ser feito contacto para os Bombeiros Municipais da Lousã, Bombeiros Voluntários de Serpins, GNR (SEPNA) ou o Centro de Recolha Oficial Animal da Lousã.

As armadilhas podem ser obtidas contactando a Câmara Municipal da Lousã através de 916 998 776.