Câmara Municipal da Lousã e Juntas de Freguesia realizam Ações de Sensibilização sobre Faixas de Gestão de Combustível
Sessões de esclarecimento decorrem de 24 de março a 4 de abril
publicado a 15 de março de 2023

A Câmara Municipal da Lousã, em parceria com as 4 Juntas de Freguesia do Concelho – Foz de Arouce e Casal de Ermio, Lousã e Vilarinho, Gândaras e Serpins – e com a GNR irá realizar sessões de esclarecimento e sensibilização sobre a execução de Faixas de Gestão de Combustível em 2023.

Estas ações procuram sensibilizar para a prevenção, para o perigo de comportamentos de risco e estão a ser realizadas num conjunto de aldeias consideradas prioritárias, para implementação de medidas destinadas a aumentar a segurança das populações e promover comunidades mais resilientes.

As ações iniciam-se no dia 24 de março, pelas 18h30 na Casa Abrigo, em Vale Nogueira. A 25 de março, às 19h, a ação decorrerá na Sede da Junta de Freguesia das Gândaras e a 31 de março, também às 19h, na Sede do Rancho Folclórico Flores de Serpins. No dia 1 de abril realizam-se duas sessões, às 15h, no Edifício da Junta de Freguesia em Vilarinho e às 18h na Associação Recreativa e Cultural do Padrão. Estas ações terminam na Freguesia de Foz de Arouce e Casal de Ermio, com duas sessões, a primeira no dia 3 de abril, às 18h, na Pegada e a última no dia 4 de abril, às 18h, no Edifício da Junta de Freguesia em Casal de Ermio.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, “o objetivo é informar a comunidade em geral sobre medidas de autoproteção, comportamentos face à eminência ou ocorrência de incêndios rurais, prevenção de comportamentos de risco e para o cumprimento da legislação em vigor no que se refere à necessidade de proteção de pessoas e bens através da constituição de faixas de gestão de combustível junto às edificações”.

Este programa contará com a colaboração das Juntas de Freguesia, dos Bombeiros Municipais da Lousã, dos Bombeiros Voluntários de Serpins, da Guarda Nacional Republicana e da Autoridade Nacional de Emergência e de Proteção Civil.