Câmara Municipal da Lousã promove ações de promoção com agentes turísticos
Iniciativas tiveram como objetivo a promoção estruturada do Concelho.
publicado a 31 de janeiro de 2018

Acompanhando a tendência do mercado e a procura turística elevada que o Centro do País - e a Lousã em particular – tem registado, a Câmara Municipal tem feito um investimento estratégico na promoção turística, por forma a consolidar a procura por este território.

O reforço deste trabalho teve mais expressão durante o mês de janeiro, tendo sido promovidas ações de capacitação e de partilha com diversos agentes do Concelho.

Paralelamente, a Autarquia organizou - em parceria com a agência DTRAVEL - no passado fim-de-semana, uma visita prospetiva ao território, com mais de 3 dezenas de agentes, nomeadamente guias turísticos.

A ação, que se estendeu por 3 dias, incluiu unidades de alojamento, de restauração, aldeias do xisto, património histórico e edificado, Castelo da Lousã e Complexo da Sra da Piedade, Museus, workshops de artesanato, prova de vinhos e gastronomia e apresentações culturais.

Esta foi uma iniciativa inovadora, por parte da Câmara Municipal, que procurou criar ligações e contacto direto entre agentes turísticos e empreendedores locais.

Destaque para o facto da iniciativa ter tido também uma vertente ecológica e de consciência social, tendo terminado com uma ação de reflorestação de uma zona afetada pelo incêndio de 15 de Outubro, neste caso na Freguesia de Serpins.

Ainda no âmbito da promoção turística, a Autarquia apoiou uma visita às aldeias do xisto – designada de “Fam Trip” – organizada pela Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, e que teve como objetivo divulgar as Aldeias do Xisto do Concelho.

Este evento contou com a participação de cerca de 2 dezenas de agentes e promotores turísticos.

Estas ações inserem-se no plano de promoção definido para o Concelho e a Câmara Municipal continuará a investir no turismo e promoção do território, procurando divulgar as potencialidades do Concelho, ao mesmo tempo que – em parceria com os agentes privados – procura ser um agente catalisador da qualificação da oferta.