Câmara Municipal da Lousã Vence Prémio BUPI 2022, na Categoria Inovação
Até 31 de março de 2023 foram registadas 3776 matrizes rústicas no Concelho
publicado a 27 de abril de 2023

A Câmara Municipal da Lousã foi a grande vencedora do “Concurso Prémios BUPi 2022” na categoria INOVAÇÃO, atribuído pela Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado-eBUPi, que tem como objetivo reconhecer o trabalho realizado pelos municípios e pelas comunidades intermunicipais pelo contributo para o sucesso do projeto Balcão Único do Prédio.

Das categorias a concurso, o Município da Lousã apresentou   à Categoria “Inovação” o trabalho desenvolvido no âmbito do Balcão BUPi, para fazer face às necessidades de apoio ao cidadão na delimitação das suas propriedades, com base em tecnologia para dispositivos móveis.

A candidatura abordou o trabalho desenvolvido assente na conceção de vídeos tutoriais e folhetos explicativos associados a aplicações existentes, adaptação de aplicações para uso no smartphone, android ou apple para auxiliar no levantamento dos limites das propriedades, e possibilitando a sua conversão em formato que facilita a sua integração direta na plataforma BUPi.

Contempla ainda a criação, através da aplicação WhatsApp, de um canal Balcão BUPI da Lousã, com o objetivo de divulgar informações e realizar os agendamentos de atendimento do balcão; informar sobre o funcionamento dos aplicativos para smartphone e computador, que permitem a importação e modificações dos ficheiros, enviar os vídeos tutoriais criados; enviar e receber de forma expedita todos os documentos associados ao processo de criação da RGG.

Estes aplicativos foram desenvolvidos tendo como base sistemas opensource e que com a criatividade dos técnicos permite disponibilizar ao cidadão ferramentas expeditas para levantamento dos limites das propriedades, evitando assim encargos mais onerosos.

Estas ferramentas constituem instrumentos de apoio na mobilização dos proprietários, assente no apoio técnico, operacional e demonstrativo realizado pelos respetivos técnicos habilitados, que tem gerado grande aceitação por parte dos proprietários.