A Câmara Municipal da Lousã aderiu ao serviço educativo “Escola Virtual”, garantindo a todos os alunos do ensino básico e secundário e aos docentes - cerca de 2000 pessoas - o acesso gratuito a esta plataforma de apoio ao estudo e a um conjunto diversificado de ferramentas, conteúdos multimédia e recursos digitais.
A adesão a esta plataforma educativa digital desenvolvida pela Porto Editora, pelo período de dois anos letivos (2020-2021/2021-2022), significa um investimento de 31 843,85€ + IVA.
Com este serviço, os professores e alunos têm a possibilidade de usufruir de um acesso individualizado, bem como de se relacionarem e comunicarem pela plataforma, num ambiente seguro, com soluções de gestão da aprendizagem e com os recursos educativos adequados ao programa definido.
A adesão à “Escola Virtual” enquadra-se nas Medidas Municipais de Promoção do Sucesso Educativo e tem por objetivos possibilitar a adoção de estratégias pedagógicas inovadoras e disruptivas.
O Presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes referiu que o investimento nesta ferramenta se deve ao “reconhecimento das tecnologias de informação e comunicação e os ambientes inovadores de ensino/aprendizagem como instrumentos potenciadores do acesso à informação e ao conhecimento”.
O Autarca destacou ainda que “num processo que não dispensa a centralidade de todas as pessoas envolvidas no ato de ensino/ aprendizagem, estamos convictos que esta plataforma - com todas as funcionalidades que disponibiliza a alunos/as, docentes e famílias – será importante para potenciar o desenvolvimento da autonomia, da literacia e da literacia digital, da curiosidade e da vontade de aprender e será, também, um contribuindo para a valorização da escola pública.”