Câmara Municipal lança obra de homenagem ao combatentes da I.ª Grande Guerra – Ultramar
Obra foi apresentada no passado sábado
publicado a 6 de dezembro de 2018

A Câmara Municipal da Lousã, após ter lançado em abril do presente ano o livro “Os Lousanenses e a I.ª Grande Guerra – Vol. I - A Flandres”, apresentou, no passado sábado, o segundo volume desta obra, dedicada à participação dos Lousanenses na frente Ultramarina.

Com esta obra - que se insere nas comemorações do centenário do Armistício e cujo trabalho de investigação foi de José Manuel Almeida - a Autarquia pretende recordar estes Lousanenses e, dessa forma, assinalar também o fim de um conflito tão marcante da história mundial.

Este conflito arrastou mais de 220 Lousanenses para os campos de batalha da Europa e de África, nomeadamente para Angola e Moçambique, locais de onde muitos não regressaram. Levou, também, a que muitos outros com receio de serem mobilizados tenham optado por emigrar com o intuito de, desta forma, não estarem envolvidos neste conflito. Foi muito significativa a saída de jovens do Concelho e foram marcantes as consequências socioeconómicas para a vida desta comunidade, razões pelas quais este conflito ainda está tão vivo na memória de todos.

O Presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, afirmou que “com estas duas publicações pretendemos perpetuar a memória e homenagear os que participaram nesta terrível guerra e também as suas famílias que muito sofreram.”

O Autarca destacou ainda que “Tendo em conta os momentos conturbados vividos hoje no mundo, que geram incerteza e insegurança a vários níveis, acreditamos que esta publicação tem um especial significado e contribui para o importante reforço da nossa identidade. Entendemos que, com estas duas obras, erguemos um merecido memorial aos Lousanenses que combateram nesta guerra.”