Câmara Municipal promove sessões de informação sobre limpeza de terrenos, queimas e vespa velutina.
Sessões têm como objetivo esclarecer sobre a gestão de combustíveis nos espaços rurais e nos aglomerados populacionais inseridos ou confinantes com espaços florestais
publicado a 26 de fevereiro de 2019

A Câmara Municipal da Lousã, em parceria com as Juntas de Freguesia do Concelho e com a Guarda Nacional Republicana, irá promover sessões publicas informativas sobre Limpeza de Terrenos e Queimas.

O objetivo é esclarecer os munícipes sobre a gestão de faixas de combustível (limpeza de vegetação e redução de arvoredo) em terrenos florestais e agrícolas abandonados junto a edificações, que têm que efetuadas até 15 de março.

De referir que compete aos proprietários, arrendatários, usufruários ou entidades que, a qualquer título detenham terrenos confinantes a edifícios inseridos em espaços florestais ou agrícolas.

A falta de limpeza até 15 de março constitui uma contraordenação punível com coima que pode ir de 280 a 10 000€ no caso de pessoas singulares e de 1600 a 120 000€ no caso de pessoas coletivas.

Também será prestada informação sobre os novos procedimentos para a realização de Queimas, nomeadamente a necessidade das mesmas serem comunicadas às autoridades.

Para mais informações ou esclarecimentos, poderá ser contatada a Guarda Nacional Republicana, no Posto da Lousã, através do email ct.cbr.npa@gnr.pt ou do telefone 239 990 060.

De referir que, nestas sessões, em parceria com a Cooperativa Lousãmel, serão também disponibilizadas informações sobre o combate à vespa velutina (asiática).

Calendário das Sessões de Esclarecimento:
27 de fev. - 18h – Casal de Ermio- Delegação da Junta de Freguesia
1 de mar. – 19h – Gândaras – Sede da Junta de Freguesia