Câmara Municipal promoveu um lanche convívio com as famílias refugiadas Ucranianas
Momento assinalou, também, o final de uma formação em português
publicado a 24 de maio de 2022

Como culminar da formação de português,  língua de acolhimento, a Câmara Municipal da Lousã  promoveu, na praia da Bogueira, em Casal de Ermio, um lanche convívio  com a presença de cerca de 25 refugiados da Ucrânia, acolhidos no Concelho da Lousã, à qual se  associaram os técnicos dos vários  serviços, que, ao longo destes meses,  acompanharam  o grupo, no seu processo de integração, nomeadamente da  Câmara Municipal,  IEFP - Centro de Formação de Arganil e Centro de Emprego da Lousã   e da Segurança Social, bem como as intérpretes - com dupla nacionalidade  ucraniana e portuguesa - Yuliya e a  Ilona.

Foi um momento de convívio e partilha gastronómica, em que os recém-chegados tiveram oportunidades de apresentar alguns sabores da Ucrânia, confecionados com ingredientes fornecidos pela Autarquia, e conhecer e degustar também alguns sabores da gastronomia portuguesa.

Além disso houve também a oportunidade de mostrar o conhecimento da aprendizagem da língua portuguesa, em palavras soltas, e em especial no agradecimento emocionado. No final foi partilhada a dor de deixar a Ucrânia, através da reprodução de um hino, que significa resistência e a luta pela liberdade.

O processo de integração das pessoas refugiadas continua em curso, estando neste momento a ser feitos contactos com as empresas locais no sentido de brevemente se concretizar a sua inserção profissional.