Câmara Municipal transfere meios e competências para as Juntas de Freguesia
Investimento de 418,333€ praticamente duplica em relação a 2021
publicado a 23 de fevereiro de 2022

Dando continuidade à estratégia de trabalho em parceria com as Juntas de Freguesia, a Câmara Municipal da Lousã transferiu um conjunto de meios e competências para as quatro Juntas de Freguesia do Concelho.

A concretização desta medida – que implicou trabalho conjunto entre Câmara e Juntas de Freguesia na definição dos meios e competências a transferir e foi agora aprovada em Assembleia Municipal – reforça não só a cooperação entre as diversas entidades envolvidas, mas sobretudo a eficiência, gestão de meios e atuação de proximidade, com benefícios diretos para os Munícipes de todo o Concelho.

Com uma transferência financeira total de 418,333€ - o que representa uma duplicação em relação a 2021 - as competências transferidas são bastante diversas e vão desde gestão e manutenção de espaços verdes, limpeza de vias e espaço público, ou pequenas obras e intervenções de manutenção nos equipamentos escolares. Para além do apoio financeiro são cedidos equipamentos e viaturas para a concretização dos objetivos contratualizados.

Para Luís Antunes, “este é um reforço importante de um trabalho que tem vindo a ser realizado com as Juntas de Freguesia”. O Presidente da Câmara adiantou ainda que “o relacionamento e trabalho conjunto entre as autarquias é essencial para a boa gestão dos meios públicos e que tem sempre como fim último prestar o melhor serviço possível a todos os Munícipes”. Luís Antunes referiu, também, que “esta é igualmente uma forma de reconhecer a importância das Juntas de Freguesia”.