Camião com recolha solidária já partiu para apoiar o povo ucraniano
Alimentos, bens de primeiros socorros e de primeira necessidade são prioridade nesta fase
publicado a 23 de março de 2022

Partiu ontem, durante a tarde, o primeiro camião com bens angariados durante a Recolha Solidária organizada pela Câmara Municipal da Lousã, que contou com uma grande participação da comunidade lousanense.

Este primeiro camião – carregado com alimentos, produtos de primeiros socorros e de primeira necessidade, produtos de higiene e produtos para criança – transportou ainda donativos de Miranda do Corvo, Vila Nova de Poiares, Pampilhosa da Serra e Góis, num esforço conjunto e solidário.

Esta iniciativa junta-se a outras dinamizadas pela Autarquia, com destaque, nesta fase, à receção e acolhimento de refugiados no Concelho. São já 5 as famílias que chegaram à Lousã – perspetivando-se que este número venha a aumentar brevemente – e que estão a ser acompanhadas – em diversas vertentes – pelos serviços da Autarquia. Estas famílias, todas com crianças e jovens em idade escolar, têm familiares no Concelho e além do apoio logístico fornecido pela Autarquia, estão a ter, também, acompanhamento permanente para que tenham uma integração mais facilitada na comunidade lousanense, nomeadamente na procura de emprego e na integração no sistema educativo.

Para Luís Antunes, “este é um esforço que – por todas as razões – não deveria ser necessário e que só serve para tentar, dentro das nossas possibilidades, diminuir, um pouco, todas as amarguras que os afetados por esta guerra, em particular o povo ucraniano, estão a sofrer”. O Presidente da Câmara Municipal garantiu ainda que “dentro do que são as nossas possibilidades e competências, tudo faremos para por um lado apoiar as populações que continuam na Ucrânia e por outro mais do que receber, acolher e proporcionar uma integração plena na nossa comunidade, os refugiados ucranianos que escolham a Lousã como o seu destino”. A finalizar Luís Antunes “agradeceu a todos os lousanenses, entidades e empresas que, de forma solidária, têm colaborado com a Autarquia nesta causa tão nobre”.