Classplash: aplicações válidas até 31 de agosto.
Alunos podem utilizar aplicações durante o verão.
publicado a 9 de julho de 2021

O Executivo Municipal aprovou ontem, por unanimidade, a celebração de dois protocolos que têm como objeto a melhoria de instalações desportivas.

O Projeto “Mundo da Música Classplash” foi desenvolvido novamente este ano no Agrupamento de Escolas da Lousã em todas as turmas do 1.º Ciclo e em turmas do 2.º Ciclo que quiseram inscrever-se.

Através de aplicações educativas, os alunos puderam usar as tecnologias ao mesmo tempo que aprenderam música, tendo a vivência de conceitos musicais de forma lúdica e interativa, em ambientes de aprendizagem inovadores.

Recordamos que todos os alunos do 1.º Ciclo e os das turmas inscritas têm acesso às aplicações pedagógicas na sua “Classroom”, uma vez que a Câmara Municipal ofereceu licenças a todos os alunos e professores envolvidos. As licenças são válidas até ao final de agosto, pelo que podem jogar durante o verão, e treinar flauta utilizando o Flute Master, executar ritmos com o suporte do “Rhythmic Village” ou criar as suas composições com a app “Cornelius Composer”.

Estas aplicações são ferramentas com potencial, nomeadamente ao nível da utilização das novas tecnologias, da aprendizagem lúdica em casa e da motivação dos alunos, e foram facilitadoras da transição do ensino presencial para o ensino a distância, pois - sendo conhecidas e dominadas pelos alunos - permitiram, durante o confinamento, dar continuidade a algumas atividades que se realizavam em sala de aula.

As aplicações foram criteriosamente utilizadas nas Atividades de Enriquecimento Curricular – Caixa de Música, nas aulas de Expressão Artística e de Educação Musical, e em tempos de mudança, entre ensino presencial e ensino a distância, as suas vantagens foram claramente reconhecidas.

As atividades realizadas com as aplicações foram associadas a outras que apelaram à criatividade dos alunos, como foi construção de instrumentos com materiais de desperdício sendo utilizados pelos seus autores com o “Rythmic Village” ou com o “Flute Master”, ações que cruzam com outros projetos como por exemplo o eco-escolas.

Deixamos o desafio aos pais e alunos para aprenderem a tocar esta música de Dance Monkey: