Comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios “Passados complexos: Futuros diversos”.
Iniciativa decorre de forma digital no próximo domingo, dia 18 de abril.
publicado a 15 de abril de 2021

A Câmara Municipal da Lousã, em colaboração com o Instituto Pedro Nunes, com Mestrado em Reabilitação de Edifícios da Universidade de Coimbra e com a participação do ICOMOS-Portugal (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios), comemora no próximo domingo, dia 18 de abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Este ano, integrado na temática da Direção Geral do Património Cultural, Passados Complexos: Futuros Diversos, a Autarquia irá realizar uma iniciativa digital, com visitas temáticas e um jogo didático intitulado “Aldeias do Xisto: segredos do passado, desafios do futuro (Viver, Criar, Pensar e Construir)”.

Assim, a Autarquia convida a redescobrir “passados complexos” das nossas Aldeias do Xisto, para melhor projetar os seus “futuros diversos”, através da memória escondida nas pedras, nas letras, no engenho e na arte destes lugares, partindo “online” em três visitas, onde se abordará a origem, os segredos, e a inteligência das paredes de alvenaria de xisto, dos utensílios do trabalho, das memórias escritas sobre a dureza e as alegrias da vida e do modo como a arte os retratou.

Esta visita online, informal e descontraída, terá como cenário diversas aldeias, a Biblioteca Municipal Comendador Montenegro, o Museu Etnográfico Louzã Henriques e o Museu Álvaro Viana de Lemos, incluindo um jogo de descoberta, ou talvez mistério, por grupos, para o qual estão todos convidados.

A sessão decorre através da plataforma ZOOM mediante inscrição prévia, com o máximo de 64 participantes e será objeto de gravação para posterior partilha com a comunidade nas redes sociais.
A inscrição pode ser feita no site da Autarquia em https://cm-lousa.pt/balcao-digital/dia-internacional-dos-monumentos-sitios-visita-virtual-as-aldeias-xisto-municipio-da-lousa/

15:00 _ Boas vindas e apresentação das visitas
15:10 _ Visitas virtuais (as aldeias, a biblioteca e os museus)
16:10 _ Jogo de descoberta (por grupos aleatórios, online)