Condições meteorológicas adversas – Tempo seco e vento moderado a forte
Informação da Autoridade Nacional de Proteção Civil
publicado a 26 de outubro de 2018

Situação Meteorológica
No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) realizado hoje no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), destaca-se para os próximos dias o seguinte:
• Intensificação do vento de quadrante Norte (<55km/h) no litoral Oeste e nas terras altas das regiões Centro e Sul a partir da próxima madrugada, com rajadas que podem atingir 85 a 90 km/h. Prevê-se uma diminuição da intensidade do vento a partir da tarde de 28out (sábado), mantendo a possibilidade de rajadas até 70 Km/h nas terras altas até dia 29out (segunda-feira).
• Humidade Relativa do Ar da ordem de 30% nas regiões do interior, em especial amanhã (27out) e domingo (28out).
• Descida gradual de temperatura a partir de amanhã (27out).

Risco de Incêndio:
Aumento dos índices de risco de incêndio, entre amanhã (27out) e segunda-feira (29out), com condições favoráveis à rápida propagação, em especial na região de Lisboa e Vale do Tejo, distritos de Viseu, Aveiro, Guarda, Braga, Vila Real e Bragança, com níveis Elevado a Muito Elevado.

Efeitos Expectáveis:
Em função das condições meteorológicas presentes e previstas é expectável:
• Tempo seco e vento moderado a forte com permanência de condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais.

Medidas de Autoproteção:
A ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja superior ao nível ELEVADO, não é permitido (a):
• Realização de queimadas
Para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja superior ao nível MUITO ELEVADO, não é permitido (a):
• Realização de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;
• Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;
• Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
• O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
• Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
• A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.
• A ANPC recomenda ainda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.