Conselho Municipal da Juventude da Lousã reuniu ontem
Sessão foi bastante participada e contou com uma dinâmica no âmbito da iniciativa “Diálogos Voz Jovem”
publicado a 6 de maio de 2022

Decorreu no final do dia de ontem, a primeira reunião do Conselho Municipal da Juventude (CMJ) da Lousã no ano de 2022.

Esta reunião, que teve lugar no Auditório da Biblioteca Municipal Comendador Montenegro, contou com a participação de vinte e uma entidades que debateram vários assuntos relacionados com a juventude e com as necessidades e expectativas dos jovens.

Para além da comunicação e troca de informações sobre diversos assuntos, e dando continuidade às ações já realizadas com jovens do Concelho, iniciou-se ontem a primeira - de duas - atividades no âmbito do ciclo “Diálogos Voz Jovem” destinadas aos elementos do Conselho Municipal da Juventude, em parceria com o Espaço J e com a Activar.

Nesta primeira sessão, o objetivo foi que os/as conselheiros/as refletissem sobre os desafios e problemas, necessidades, respostas existentes e novas respostas no âmbito de quatro áreas: Emprego e Empreendedorismo, Desporto e Bem-estar, Educação Formal e Não Formal, Saúde e Habitação.

Na próxima sessão, que ocorrerá na primeira quinzena de julho, será realizada uma nova dinâmica, focada nos temas criatividade e cultura, ambiente e desenvolvimento sustentável e tecnológico, participação, associativismo e voluntariado e igualdade e coesão social.

De referir que o serviço de juventude da Autarquia e as entidades parcerias, Espaço J e Activar, irão ainda promover momentos de discussão abertas à comunidade juvenil, sobre estas temáticas – que estão alinhadas com o Plano Municipal da Juventude em vigor, com o Plano Nacional da Juventude, com os Youth Goals, definidos pela União Europeia.

Este foi o primeiro momento de reflexão que visa a elaboração do novo Plano Municipal da Juventude. Para João Santos, Vereador do Pelouro da Juventude e Tempos Livres, “sendo 2022 o ano em que se assinala o Ano Europeu da Juventude, o trabalho de parceria, de discussão e de partilha de contributos desenvolvido no âmbito do Conselho Municipal da Juventude é uma excelente forma de marcar a importância desta efeméride e das políticas de juventude participadas.”

Na sua intervenção, João Santos, salientou ainda a “proximidade ao Dia da Europa – que se assinala a 9 de maio – e a importância dos jovens terem consciência dos valores e da necessidade de todos os dias, mesmo perante ameaças como a guerra na Ucrânia, reafirmar os objetivos e os valores do projeto europeu.”

O Conselho Municipal de Juventude é o órgão consultivo do Município sobre matérias relacionadas com a política de juventude, composto por representantes das diversas associações locais juvenis, estudantis e escutistas e desportivas, assim como por representantes das diversas juventudes partidárias e partidos ou grupos de cidadãos eleitores representados na assembleia municipal, para além de convidados e entidades observadoras, verificada a relevância da sua atividade no âmbito da juventude.