Corte de Árvores na Serra da Lousã – Tomada de Posição.
Autarquia tem efetuado diligências.
publicado a 9 de novembro de 2021

Como é do conhecimento público, encontra-se em curso uma ação de desbaste em terrenos privados na zona das Aldeias do Talasnal e Casal Novo.

Conscientes do impacto causado por esta intervenção, a Câmara Municipal efetuou, ao longo das últimas semanas, diversas diligências, nomeadamente:

» Comunicação formal à Diretora Regional do Centro do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), pedindo a intervenção urgente, nomeadamente por esta entidade tutelar a Rede Natura 2000, onde se integram os locais onde esta ação está a decorrer.

» Denúncia ao Serviço de Proteção e Ambiente (SEPNA) da GNR desta intervenção que se encontra a decorrer em terrenos privados que integram a Rede Natura 2000;

» Denúncia à GNR pela circulação de viaturas pesadas não autorizadas na estrada de acesso às Aldeias e à zona das Hortas.

Segundo informações das Autoridades foram levantados Autos, estando os respetivos processos a decorrer.

De referir que a Autarquia tem procurada sensibilizar os responsáveis políticos para a necessidade urgente de medidas concretas para a gestão integrada da Serra da Lousã.