Descobrir a Mata do Sobral – Rede de Geocaching
Rede de Geocaching conta com mais de 500 registos
publicado a 1 de fevereiro de 2019

“Descobrir a Mata do Sobral” é um projeto de educação ambiental materializado, entre outras vertentes, através de uma rede de geocaching, planeada estrategicamente, no âmbito do projeto “Controlo/Erradicação de Flora Exótica Invasora para Conservação de Habitats e Espécies da Mata do Sobral” e que resulta de uma parceria entre o Município da Lousã, a Junta de Freguesia de Serpins e a Universidade de Coimbra, cofinanciada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), Portugal 2020 e União Europeia

Integrada em Rede Natura 2000 (Sítio Serra da Lousã), apresenta uma gestão partilhada entre o ICNF e a Junta de Freguesia de Serpins, tendo sido afetada pelo incêndio florestal de outubro de 2017.

Com foco na educação ambiental e uso das novas tecnologias, o projeto apresenta como objetivo principal consciencializar sobre a importância da floresta nativa e dos impactos que as plantas invasoras têm sobre os ecossistemas.

Ao longo de um powertrail (percurso pedestre informal), com 7,6km, os amantes de atividades de turismo e lazer ao ar livre, podem conhecer a fauna e flora da Mata do Sobral, acompanhando a regeneração natural pós-incêndio e os trabalhos de combate às espécies invasoras, com recurso a 20 geocaches, disponíveis desde maio de 2018.

Durante os primeiros meses do projeto, a procura tem sido crescente por parte da comunidade de geocachers, contando já com mais de 500 registos efetuados.

Os primeiros praticantes a “Descobrir a Mata do Sobral” foram dois cidadãos suecos em viajem pela Europa que, na passagem por Portugal, não resistiram em conhecer este território que, pelo relato da sua aventura, os marcou: “Foi especial percorrer este biótopo, onde o fogo derrubou as árvores. É triste mas, de alguma forma, uma nova vida começa […] Realmente, gostámos de conhecer este local, fizemos um belo passeio (…)” (KaBom69 e Ronnya71, junho de 2018).

Parta em busca da descoberta de um território único (LousaHeritage, no site geocaching.com).