A Câmara Municipal da Lousã avançou com a implementação do Sistema de Informação Cadastral Simplificado, através da instalação de um balcão de atendimento onde os cidadãos têm a possibilidade de identificar gratuitamente as parcelas de terrenos rústicos e mistos de que são proprietários.
O denominado “eBUPi”, balcão físico e virtual, está já em funcionamento nas instalações da Dueceira, na Rua General Humberto Delgado n.º 21 (telefone 239 992 313, email bupi@cm-lousa.pt).
Este serviço vai permitir, de forma simples e gratuita, o registo de prédios e a consulta, atualização e impressão de informação em vigor sobre uma determinada parcela, através da Internet, em tempo real e a qualquer momento. O serviço contará com o apoio de uma equipa multidisciplinar da Autarquia.
Para o Presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, “este serviço assume uma importância muito relevante para que os proprietários de prédios rústicos e mistos possam mapear, entender e valorizar as suas propriedades.”
Para o Autarca esta é, também, uma ferramenta importante para que a Autarquia possa conhecer melhor o território, sendo um importante instrumento de apoio à decisão em áreas como o ordenamento territorial e, também, florestal”.
Esta é uma ferramenta integrada que comunica com todas as bases de dados e aplicações que contêm informações prediais, constituindo-se como a plataforma de articulação do cidadão com a Administração Local e a Administração Central no âmbito do cadastro predial.
De referir que a implementação deste importante sistema de gestão de territorial decorre da candidatura apresentada pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) ao Programa Operacional Regional CENTRO 2020, com o valor global de 3 milhões de euros.