EEA Grants – Realizada visita técnica no âmbito do projeto “Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Ceira face às alterações climáticas”.
Iniciativa teve como objetivo planear as ações imateriais do projeto.
publicado a 18 de março de 2021

A equipa técnica do projeto “Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Ceira face às alterações climáticas” - financiado através do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014-2021 (EEA GRANTS 2014-2021), efetuou ontem uma visita técnica ao Rio Ceira, mais especificamente a diversas zonas a intervir.

A visita, que contou com representantes da Câmara Municipal, Agência Portuguesa do Ambiente, Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e da Lousitânea, teve como objetivo planear as diversas ações – nomeadamente a valorização do património fluvial, procurando potenciar todo o ecossistema associado ao Rio Ceira, assim como as suas histórias, gentes e tradições.

Este projeto tem um valor global de 2 milhões e seiscentos mil euros, sendo que cerca de 360 000€ serão investidos no concelho da Lousã onde, para além das já referidas ações imateriais, serão beneficiados açudes na freguesia de Serpins.

Para além da Lousã, são parceiros deste projeto os Municípios de Góis, Arganil e Pampilhosa da Serra, a CIM Região de Coimbra, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a Agência Portuguesa do Ambiente.

Através dos EEA Grants, mecanismo financeiro do espaço económico europeu, a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega estabeleceram o objetivo de reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa, reforçando as relações bilaterais com os Estados beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 M€.