Equipa da Câmara Municipal previne indisciplina e comportamentos desafiantes
Iniciativa no âmbito do Plano de Prevenção do Abandono Escolar e Promoção do Sucesso Educativo da Região de Coimbra
publicado a 13 de maio de 2019

Três dos técnicos da equipa técnica da Câmara Municipal da Lousã estão a intervir nos jardins de infância públicos, de modo a ajudar estas crianças a adquirem competências básicas a nível pessoal, social e comportamental.

Desde o início do mês de março, foram realizadas por esta equipa várias sessões dinâmicas, em grupo, com encarregados/as de educação, tendo sido abrangidos cerca de 22 pais e 12 educadoras de infância. Neste momento, estão também a ser realizadas sessões individualizadas ao nível das competências parentais, apoio na gestão de comportamentos dos filhos/as e suporte no âmbito social, quer ao nível das dinâmicas familiares, quer ao nível da gestão doméstica/financeira.

No início do mês de maio está previsto o alargamento desta intervenção aos jardins de infância da Santa Casa da Misericórdia da Lousã e da ADIC de Vilarinho.

O trabalho desta equipa enquadra-se no Plano de Prevenção do Abandono Escolar e Promoção do Sucesso Educativo da Região de Coimbra, que se foca nas dificuldades de linguagem e em problemas de comportamento no pré-escolar e na passagem para o 1.º ciclo do ensino básico.

A Equipa Multidisciplinar é cofinanciada pelo CENTRO 2020, Quadro Portugal 2020 e tem o apoio da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra através do projeto Realiza-te