Estratégia Local de Habitação – Programa 1.º Direito.
Autarquia irá assinar protocolo de colaboração com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).
publicado a 21 de outubro de 2020

A Câmara Municipal da Lousã irá estabelecer um protocolo de colaboração com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), tendo como objeto o acompanhamento técnico no âmbito do Programa 1.º Direito.

Esta assessoria técnica, que significa um investimento da Autarquia de 18 450€, contempla a elaboração do diagnóstico global atualizado das carências habitacionais existentes no Concelho da Lousã e a elaboração da Estratégia Local de Habitação onde se deverão enquadrar as candidaturas à concessão de apoios ao abrigo do Programa 1.º Direito.

De referir que o 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação é um dos instrumentos das novas políticas de Habitação e visa apoiar a promoção de soluções a pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada.

A implementação deste programa no Concelho insere-se no Plano de Desenvolvimento Social do Concelho da Lousã 2020-2021, documento elaborado pelos serviços de desenvolvimento social, que as políticas municipais de apoio social.