Elementos à Solta – Art meets Nature Tema: “Bichos” – Exposição de Artesanato na Aldeia do Xisto da Cerdeira
O ambiente é intimista, propiciando um espaço de diálogo entre artistas e visitantes, de experimentação nas várias oficinas, de contemplação e inspiração para todos.

A 700m de altitude, a Aldeia do Xisto da Cerdeira protagoniza o encontro artístico Elementos à Solta - Art Meets Nature. São convidados artistas para residir, expôr, trabalhar, conversar, petiscar e conviver num cenário natural deslumbrante.

Tendo como tema de inspiração o livro “Bichos”, de Miguel Torga, a Aleia do Xisto da Cerdeira recebe entre 1 e 4 de junho, a 12.ª edição do “Elementos à Solta – Art Meets Nature”. O livro serve como fonte de inspiração falando de nós, das nossas histórias e do nosso mundo. É arca de Noé, é diversidade e singularidade, é beleza e sobrevivência. Falaremos de seres vivos e de estar vivo.

Um encontro de artes, um espaço de conversa e de aprendizagem, com 14 artistas convidados, workshops, performance e cinema, instalações, concertos e palestras, mergulhos na natureza e petiscos do chefe.

JAZZ E EXPERIMENTAÇÃO – destaques do programa
O concerto de lançamento da edição 2017 do XJazz – Encontros de Jazz das Aldeias do Xisto, acontece na Cerdeira, na sexta feira, dia 2 de junho, às 22h: Mû Mbana é um cantautor e intérprete de cordas várias, trazendo tons e aromas de África germinados pelo mundo.

Durante todo o dia de Sábado, 3 de junho, em vários pontos da aldeia, vai ser possível participar em workshops com os artistas que fazem parte da “Cerdeira School of Arts and Crafts” e do “Craft Council das Aldeias do Xisto”. Com este grupo de artistas de saberes e experiencias diversas será possível experimentar e aprender: olaria, cerâmica, têxteis, desenho e escultura. Por um dia sinta-se como um artista na Cerdeira!

O “Elementos à Solta – Art meets Nature” é um dos eventos que melhor evidencia o carácter experimentador da abordagem das Aldeias do Xisto ao território, encarando-o como um laboratório vivo e criando as condições para acolher artistas e conhecimento.

BICHOS – 14 contos 14 artistas
Os 14 artistas convidados que aceitaram o desafio de trabalhar sobre o tema dos “Bichos”são: Alberto Azevedo (cerâmica), Ana Rita Albuquerque (têxtil), António Fernandes (escultura em madeira), Carlos Lima (cerâmica), Cristina Vilarinho (pintura em cerâmica), Helena Zália (ilustração), Kerstin Thomas (escultura em madeira), Luís Antero (escultura de sons), Paula Violante (cerâmica), Renato Costa e Silva (cerâmica), Ricardo Casimiro (cerâmica), Sérgio Eliseu (arte virtual), Vânia Kosta (têxtil), Xana Monteiro (cerâmica).

Sexta, dia 2
19.30h
Jantar da Aldeia (inscrições até 30/05)

21.30h
“Morgado” - Leitura encenada do conto de Miguel Torga, pelo Grupo de Teatro “Barraca Preta”

22h
“Mû Mbana” - Cantautor e intérprete de cordas várias. Tons e aromas de África germinados pelo mundo. Concerto de abertura do XJazz - Encontros do Jazz nas Aldeias do Xisto.

Sábado, dia 3
10.30h | 13h | 15h | 18h
Dia Summerschool Cerdeira Village - Workshops de experimentação e demonstrações (participação mediante inscrição prévia)

17h
“A história do pássaro e do peixe” - Teatro de sombras, pela Activar/Lousã

20.30h
“Desalinhados” - Espectáculo único em Portugal, um projecto surpreendente que junta dez ceramistas, um músico e uma tonelada de barro numa performance fantástica.

21.30h
"A Presença, serena e terna" é um concerto de piano e voz, concebido por Hélder Bruno, que assina todas as composições. No piano Hélder Bruno , acompanhado pela soprano Carla Bernardino .

12h -22h
Taberna das Artes - deliciosos petiscos preparados pelo Chef Luís Andrezinho.

Domingo, dia 4
7h -11h
Workshop de Fotografia de Vida Selvagem, uma caminhada com António Castelo (20€/Pessoa. Inscrição prévia até 1 de junho para: elementosasolta@gmail.com)

11h -13h
Workshop de experimentação de roda de oleiro.
Conversas com as artistas em residência: Julia Kukkonen (Finlândia) e Shelby Prindaville (EUA).

12h
Concerto "Xistro Sonoro" é um projecto do colector e escultor de sons Luís Antero, que tem por base algumas das paisagens e marcos sonoros das 27 Aldeias do Xisto, recolhidas no terrenos 2009 e 2016.

De 1 a 4 de junho
Exposição colectiva “Bichos” - 14 contos e 14 artistas
Exposições individuais dos artistas convidados
Instalações interactivas