Executivo aprova voto de pesar pelo falecimento de João Ataíde.
João Ataíde das Neves faleceu no dia 21 de fevereiro.
publicado a 2 de março de 2020

O Executivo Municipal aprovou por unanimidade, na reunião que teve lugar hoje, um Voto de Pesar pelo falecimento, no dia 21 de fevereiro, de João Ataíde das Neves.

Natural da Figueira da Foz, onde nasceu em 1958, João Ataíde das Neves era licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, pós-graduado em Direito do Sector Empresarial do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Depois de ter sido representante do Ministério Público da Comarca de Idanha-a-Nova (distrito de Castelo Branco) e juiz auxiliar de Porto de Mós (Leiria), João Ataíde exerceu funções na Comarca de Celorico da Beira (Guarda) e no Tribunal Judicial de Aveiro.

Entre 1991 e 2002 exerceu as funções de juiz para o Círculo Judicial da Figueira da Foz, assumindo, depois, o cargo de Diretor Nacional Adjunto da Polícia Judiciária de Coimbra, sendo em 2004 nomeado Diretor Nacional Adjunto da mesma polícia no Porto.
Regressou, no ano seguinte à Figueira da Foz, onde foi nomeado juiz auxiliar para o Tribunal da Relação de Coimbra e, em 2007, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto e, em 2008, no Tribunal da Relação de Coimbra, onde se manteve até concorrer, em 2009, à presidência da Câmara da Figueira da Foz.

De 2009 a abril de 2019, exerceu funções de presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, sendo que, entre 2013 e 2019, foi, também, presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra, tendo posteriormente transitado para o Governo de Portugal, desempenhando as funções de secretário de Estado do Ambiente, até ao final da última legislatura.

Nas últimas eleições legislativas, foi eleito deputado, nas listas do PS, pelo círculo eleitoral de Coimbra.