Executivo Municipal aprova apoios sociais que ascendem a 182 mil euros.
Apoios financeiros destinam-se ao apoio às estruturas de ensino diferenciado, desenvolvimento de projetos e funcionamento das Atividades de Animação e Apoio à Família.
publicado a 16 de agosto de 2021

Na reunião do Executivo Municipal que teve lugar hoje, foram aprovados diversos apoios financeiros que têm como objetivo o desenvolvimento de projetos e iniciativas de índole educacional e social, como as estruturas de apoio diferenciado, projetos educativos e o funcionamento das Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF).

Assim, no âmbito das políticas e práticas de inclusão que são uma referência no Concelho e nas quais a Autarquia se tem empenhado, foi aprovada a atribuição de um apoio financeiro à ARCIL – Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã do montante de 60 000€. Este valor tem como objetivo apoiar os alunos carenciados das estruturas de ensino diferenciado/estruturado, nas atividades letivas e atividades não letivas do Agrupamento de Escolas da Lousã no ano letivo 2020/2021.

O Executivo aprovou um outro apoio financeiro à ARCIL, no valor de 20 050€, para o desenvolvimento de iniciativas destinadas à infância e juventude, nomeadamente para assegurar os recursos humanos necessários para projetos educativos e ocupacionais como as “Férias Ativas”, “Toque & Tom” e “Oficina de Segurança”.

Já no âmbito das Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), o Executivo Municipal aprovou a atribuição de 77 600€ à ACTIVAR – Associação de Cooperação da Lousã, 8 200€ à Associação Recreativa, Cultural e Social das Gândaras e 16 500€ ao Centro Paroquial de Solidariedade Social da Freguesia de Serpins.

Para além dos apoios financeiros hoje aprovados, a Autarquia aprovou ainda diversos protocolos de colaboração a estabelecer com a ARCIL e com o Centro Paroquial de Solidariedade Social da Freguesia de Serpins que têm como objeto a cedência de instalações e equipamentos para funcionamento dos Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL).

De referir que estes acordos e os apoios definidos abrangem mais de 380 crianças e enquadram-se nas medidas de apoio às famílias que contemplam outras medidas como a Ação Social Escolar, tarifas sociais, oferta de manuais e material escolar, transportes escolares, diversos projetos educativos e outros apoios sociais.