Executivo Municipal aprova Orçamento para 2020 de 18,5 milhões de euros
Orçamento prevê um elevado volume de investimento
publicado a 31 de outubro de 2019

O Executivo Municipal da Lousã aprovou hoje – por maioria, com uma abstenção do vereador eleito pelo PSD – o Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para o ano de 2020.

O valor global do orçamento será de 18 576 613€, o que significa um aumento em relação a 2019 de 1 360 266€ (7,9%). O documento define as opções de investimento público para o próximo ano, sendo que a execução física e financeira das obras comparticipadas pelo quadro comunitário Portugal 2020, assumem uma expressão muito significativa.

Na nota introdutória do documento, o Presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, realçou que “o exercício de 2020 será marcado por uma significativa mudança ao nível da gestão, nomeadamente com a delegação na APIN – Empresa Intermunicipal do Ambiente do Pinhal Interior, EIM, SA. - de atividades das áreas do abastecimento de água, tratamento de efluentes e recolha e deposição em aterro de resíduos urbanos.”

Assumindo que este é um orçamento ambicioso onde se destaca um robusto e transversal investimento direto e indireto no capital humano – onde se evidencia o peso das Funções Sociais (63,77%) -, o Autarca refere, ainda, que “propomo-nos a concretizar um relevante conjunto de investimentos (despesa de capital) na qualificação do Concelho, com expressão particular na regeneração urbana de vias, espaços e equipamentos públicos, como o Cineteatro, que justificam a quase totalidade do aumento de cerca de 1,3 milhões do valor global proposto de orçamento para 2020, relativamente a 2019.”

Luís Antunes destacou também que “se trata de um orçamento com objetivos muito concretos, onde o investimento nas pessoas é a prioridade absoluta e onde estão incluídos projetos estruturantes como a intervenção em espaços e Ruas da Vila (Plano de Ação para a Regeneração Urbana – PARU), a continuidade do Programa de Promoção do Sucesso Escolar, , a entrada em funcionamento do Ecocentro Municipal, a Construção do Centro de Acolhimento Animal, as ações de preservação e sensibilização ambiental e, relativas à Proteção Civil e Luta contra Incêndios, a Valorização dos Museus Municipais, a beneficiação dos equipamentos desportivos, a beneficiação da rede viária, a conclusão da intervenção da Ribeira de São João, a concretização da Valorização do Complexo da Sr.ª da Piedade, e vários projetos culturais e a realização e apoio a eventos que têm como objetivo reforçar a qualidade de vida e atratividade do concelho.