Executivos Municipais aprovam a constituição de sistema intermunicipal de água, saneamento de águas residuais e de recolha de resíduos sólidos urbanos
Constituição do sistema já foi aprovado por unanimidade em três municípios
publicado a 10 de dezembro de 2018

A constituição do sistema intermunicipal de água, saneamento de águas residuais e de recolha de resíduos sólidos urbanos, bem como a constituição da empresa APIN – Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior, E.I.M., tem decorrido de forma agregadora, reunindo consensos, sendo ilustrativo desta situação o facto de três Executivos - Lousã, Penela e Alvaiázere - cuja maiorias são de forças Partidárias diferentes (Lousã – PS; Alvaiázere e Penela - PSD) terem aprovado, por unanimidade, todo o processo.

Este sistema - cujos estudos e intenção de constituição tinham sido já aprovados pelos Executivos e Assembleias Municipais - irá abranger os concelhos de Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Lousã, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penacova, Penela e Vila Nova de Poiares e tem como objetivo contribuir para a sustentabilidade técnica e económico-financeira dos serviços de abastecimento de água e de saneamento destas Autarquias da região de Coimbra e de Leiria.

De salientar que, na proposta aprovada, fica ainda definido que a condução de todo o processo e interação com as entidades competentes – até à constituição formal da empresa intermunicipal - será da competência dos municípios de Penela, Lousã e Penacova.

Com esta solução, procura-se dar resposta ao exigente desafio de dar escala e qualidade ao serviço - através da agregação dos serviços de vários municípios vizinhos, numa única entidade profissional exclusivamente dedicada aos serviços de água, saneamento e resíduos urbanos – e, também, responder às exigências da situação atual que exige uma mudança no modelo de gestão, capaz de gerar eficiência e sustentabilidade económica e financeira, eliminando as dificuldades sentidas pelos municípios na gestão destes serviços.