Exposição fotográfica “45 anos – 45 imagens” na Biblioteca Municipal
Exposição de fotografias dos anos de 1974, 1975 e 1976 demonstra como foi vivida a revolução de Abril no Concelho.
publicado a 18 de abril de 2019

No ano em que se assinalam os 45 anos do 25 de Abril, a Câmara Municipal da Lousã preparou um programa diversificado que pretende prestar a devida homenagem a todos os que lutaram pela Liberdade no nosso País.

Recorrendo ao arquivo municipal, onde consta parte do arquivo das antigos estúdios “Foto Império”, a Autarquia está a preparar uma exposição intitulada “45 anos – 45 imagens”, tendo sido efetuada a seleção de 45 fotografias de momentos marcantes, nomeadamente do 1.º de Maio de 1974, o primeiro momento onde no Concelho se sentiu verdadeiramente os efeitos da Revolução de Abril.

Esta exposição, que marca o início das comemorações no concelho, estará patente de na Biblioteca Municipal de 24 de abril a 1 de maio e tem entrada livre.

No âmbito da mesma, será promovido o desafio “Quis saber quem sou”, que convida as pessoas que viveram estes momentos e integraram as diferentes iniciativas e manifestações no Concelho, a virem identificar-se nas fotografias expostas, promovendo uma verdadeira interação com a comunidade.

Paralelamente, a Câmara Municipal está, também, a promover um outro desafio denominado “45 anos – 45 linhas” que desafia a população a remeter, através do email, 25abril45anos@cm-lousa.pt, um texto, em 45 linhas, sobre as suas memórias desta efeméride histórica do nosso País.

Ainda neste âmbito, também de 24 de abril a 1 de maio, decorrerá a iniciativa “A Liberdade a passar por aqui”, que contempla a colocação de fotografias em diversos equipamentos do Concelho.