No âmbito das Férias Ativas da Lousã, a AdCL dinamizou, em parceria com a ABAE, o workshop “Os suspeitos do costume”, cujo objetivo é a identificação do lixo nas praias.
Esta atividade acolheu ainda a assinatura de um protocolo de colaboração ambiental entre a Águas do Centro Litoral (AdCL) e a Associação Bandeira Azul (ABAE) que foi assinado hoje Praia Fluvial da Bogueira.
Este protocolo, inserido sob o tema “Do Rio ao Mar sem Lixo”, visa a implementação de ações de sensibilização e educação ambiental na área de intervenção da AdCL.
O objetivo desta parceria será, por um lado, a dinamização de workshops “Os suspeitos do Costume”, adaptados à realidade da área de intervenção da AdCL, onde se pretende identificar os resíduos mais frequentes nas praias fluviais e balneares, bem como as suas origens, os impactos e a forma de os reduzir. O ciclo de atividades, em cada município, irá encerrar com uma exposição itinerante pelas instituições de ensino do concelho.
Para além destes workshops, a AdCL irá promover nos seus municípios a campanha “Cada Coisa no seu lugar” adaptada ao projeto “O cano é que paga”, que será apresentada em novembro, por ocasião do Dia Mundial do Saneamento.
Paralelamente à assinatura do protocolo de colaboração, a AdCL apresentou a nova imagem da Lisa, mascote da AdCL, que irá dar a conhecer aos mais pequenos as boas práticas ambientais alusivas à boa gestão dos resíduos, dando enfoque ao programa “Do Cano ao Mar, da Água devemos cuidar!” Este programa irá estar presente, ainda neste Verão, além da Lousã, em Leiria (Praia do Pedrogão) e Arganil.
A apresentação foi acompanhada pela música da Lisa, “Movidos pela Água”, cuja letra e música foi desenvolvida em parceria com a Oficina de Segurança da Lousã. Esta parceria entre a AdCL e a Oficina de Segurança da Lousã surge, também, de um protocolo de colaboração ambiental, que pretende sensibilizar a comunidade escolar através de mensagens para os mais novos, tal como prevenir para situações de risco, consciencializar o jovem para as boas práticas ambientais e a autoproteção e promover um espírito solidário na segurança de todos.
A Oficina de Segurança, criada em 2004, é um projeto de sensibilização para os vários perigos domésticos, rodoviários e florestais. Em 2015 foram inauguradas, no piso superior do Parque Municipal de Exposições, as novas instalações da Oficina de Segurança, com um conceito mais atual, compostas por três espaços e respetivas mascotes: a casa da “Preventinha”, a Pista da “Violeta Stop” e a Floresta do “Zé Carumas”, sendo que, em cada um dos espaços, é abordada a temática dos riscos domésticos, rodoviários e florestais.