Férias Ativas Verão 2018 chegam ao fim
Iniciativa de apoio às famílias registou 735 inscritos
publicado a 17 de agosto de 2018

Termina hoje o programa “Férias Ativas Verão 2018.” - que a Câmara Municipal da Lousã organizou com o objetivo de ocupar os tempos livres das crianças e jovens do concelho.

Esta iniciativa, que se iniciou a 25 de junho e se prolongou durante 8 semanas, contou com 735 inscritos, com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos.

Durante 8 semanas a atividade foi intensa, destacando-se diversas iniciativas lúdicas e desportivas, como cinema, pintura, desenho, atividades aquáticas, jogos desportivos coletivos, participação no Dia dos Avós, caminhadas e inúmeras visitas como ao Centro de Ciência Viva (Proença-a-Nova), Castelo de Almourol, Quartel do RI 15 (Tomar), Castelo de Penela, Escola Agrária de Coimbra e Museus Municipais Dr. Louzã Henriques e Prof. Álvaro Viana de Lemos.

Para além destes momentos, foram promovidas deslocações à praia da Figueira da Foz e da Tocha e, também, às praias fluviais da Senhora da Graça (Serpins), Nossa Senhora da Piedade (Lousã), da Louçainha (Penela) e Proença-a-Nova.

Destaque ainda para uma visita à Mata do Sobral (Serpins), onde, no âmbito do Programa Educativo desta Mata, as crianças e os jovens do programa “Férias Ativas Verão 2018” participaram numa ação de educação ambiental, com o objetivo de aumentar o interesse dos participantes para a importância da conservação da natureza, sensibilizar para a relevância da floresta e os seus usos e fomentar o espírito interventivo na conservação dos ecossistemas.

A ação consistiu em identificar quais as espécies autóctones da mata e as espécies invasoras, tal como o seu impacto nos ecossistemas.

Em equipas, as crianças e os seus monitores, recolheram folhas de várias espécies e tiveram a oportunidade de conhecer os diferentes usos da floresta, dos mais

No final da atividade os participantes fizeram ainda o arranque manual de cerca de 200 espécimes de Acacia dealbata, contribuindo assim para os objetivos do projeto “Controlo/Erradicação de Flora Exótica Invasora para Conservação de Habitats e Espécies da Mata do Sobral” promovido pela Câmara Municipal da Lousã em parceria com a Junta de Freguesia de Serpins, cofinanciada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), Portugal 2020 e União Europeia.

O programa “Férias Ativas” insere-se na estratégia de apoio às famílias e, segundo o Presidente da Câmara, Luís Antunes, é “importante continuar a realizar este programa em períodos de interrupções escolares, por forma a disponibilizar soluções adequadas e pedagógicas para a ocupação dos tempos livres das crianças e dos jovens do concelho”.