Gabinete de Apoio à Vítima: balanço de 1 ano.
Foi ontem efetuada reunião de balanço.
publicado a 9 de setembro de 2021

Reuniu ontem, na Biblioteca Municipal da Lousã, representantes da parceria alargada da Estrutura "6 em Rede - Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima de Violência Doméstica", onde se fez o balanço de um ano de atividade do GAV - Gabinete de Apoio à Vítima, coordenado pela Dueceira e que tem como área de abrangência 6 concelhos, concretamente de: Lousã, Miranda do Corvo, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela e Vila Nova de Poiares.

Desde a sua criação em setembro de 2020 este Gabinete, o qual integra a Rede Nacional de Apoio à Vítima de Violência Doméstica, já sinalizou e acompanhou 47 situações, sendo que só no decurso de 2021 já foi prestado acompanhamento a 36 vítimas, 33 mulheres e 3 homens, 23 dos quais são utentes com filhos/as menores a cargo e/ou mantêm coabitação com a pessoa agressora.

Na referida reunião, foram apresentados os resultados da implementação e da intervenção do Gabinete, bem como o projeto complementar, entretanto aprovado, de Respostas de Apoio Psicológico a Crianças e Jovens Vítimas de Violência Doméstica, o qual vem agora criar uma nova valência. Foi ainda debatida fórmulas para a consolidação e sustentabilidade desta Estrutura.

A reunião contou com a presença da CIG - Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, através de videoconferência, nomeadamente da técnica Paula Caldas e do Vice-Presidente Manuel Albano, bem como com representantes da Dueceira, Municípios, CPCJ e Postos Territoriais da GNR dos referidos concelhos.

Para recorrer ao GAV, quer seja ao nível de denúncia e sinalização de situações de Violência Doméstica ou da própria Vítima, estão disponíveis as Linhas Diretas 927057059 ou 927057333.