Galardão ECO XXI 2017: Bandeira hasteada hoje no edifício dos Paços do Concelho
Câmara Municipal da Lousã atingiu este ano o melhor lugar de sempre e é o 3.º município mais sustentável do País
publicado a 6 de novembro de 2017

Foi hoje hasteada, no edifício dos Paços do Concelho, a Bandeira ECO XXI, tendo o Município da Lousã sido galardoado como o 3.º município mais sustentável do País, no âmbito do Galardão ECOXXI, instituído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Nesta edição a candidatura da Lousã, voltou a melhorar a sua pontuação, subindo – em relação à edição anterior - dois lugares na tabela e obtendo a sua melhor classificação de sempre, consolidando a sua posição no patamar mais elevado deste galardão, onde só conseguiram chegar 4 municípios (Guimarães, Loulé, Lousã e Águeda).

O Galardão ECOXXI 2017, no qual participaram 53 municípios de todas as regiões do país, associou-se este ano ao 10º aniversário do Greenfest.
A avaliação das ações, práticas e políticas realizadas em diversos domínios da sustentabilidade, baseia-se num sistema de 21 indicadores desagregados em 65 subindicadores, e foi realizada por um conjunto de pessoas e entidades que integram a Comissão Nacional ECOXXI e se agregaram em júris especializados.

As áreas temáticas cobertas pelos diversos indicadores contemplam os domínios ambiental, social e económico, e vão desde a educação ambiental, ao turismo sustentável, passando pela qualidade da água e do ar, gestão de resíduos e saneamento, mobilidade e ordenamento do território e ainda a participação pública, emprego e informação ao munícipe, entre outros.

De referir que a Lousã esteve também em destaque no programa ECO ESCOLAS, onde a totalidade de estabelecimentos de ensino do concelho - 12 – alcançaram a Bandeira Verde e o Agrupamento de Escolas da Lousã foi um dos poucos agrupamentos do País a alcançar a distinção de ECO Agrupamento.