Helicóptero já se encontra a operar no Aeródromo Municipal da Lousã
Intervenção de adaptação à legislação aeronáutica foi concluída e espaço aeronautico foi reaberto
publicado a 7 de abril de 2024

Está concluída a intervenção de adaptação à nova legislação aeronáutica no Aeródromo Municipal da Lousã e foi reaberto o espaço aeronáutico, tendo o helicóptero regressado a este esquipamento.

De forma a cumprir com as novas exigências operacionais, foi efetuada pavimentação asfáltica nas três placas de estacionamento dos helicópteros, pintura das placas conforme legislação em vigor, guiamento de três linhas sinalizadoras dos helicópteros da pista 11- 29 às placas de estacionamento, marcação na pista 11 – 20 das lindas do eixo da pista e das cabeceiras e reparada toda a vedação do perímetro do espaço “AR”.

Este é um investimento de cerca 73 000 euros, que soma a outros na área da Proteção Civil e Socorro que a Autarquia da Lousã tem efetuado como comprova a recente aquisição de uma viatura de socorro para os Bombeiros Municipais da Lousã.

A ANAC - Autoridade Nacional de Aviação Civil, emitiu o Certificado ao Aeródromo no passado dia 26 de março, tendo posteriormente a ANEPC – Autoridade Nacional Emergência e Proteção Civil, no passado dia 30 de março, feito o Auto de Aceitação das condições dos Centros de Meios Aéreos, com reposição da sua total operacionalidade, nomeadamente em operações de combate aos fogos rurais.

O Aeródromo Municipal da Lousã está aberto ao tráfego ligeiro com peso máximo à descolagem de 5700 kg, operando em condições visuais, segundo as regras de voo visual, do nascer ao pôr do sol.