Iniciadas obras de recuperação de açudes no âmbito do projeto de Reabilitação Fluvial do Rio Ceira.
Iniciativa financiada pelo EEAGRANTS.
publicado a 28 de setembro de 2021

Teve esta semana início a empreitada de recuperação de açudes no âmbito do projeto “Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Ceira face às alterações climáticas” financiado pelo EEA GRANTS (Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu) e promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente, através da Administração da Região Hidrográfica do Centro, e tendo ainda como parceiros a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Direção Norueguesa de Proteção Civil.

Esta empreitada, designada como “Projeto de Reabilitação Fluvial do Rio Ceira – Obras Hidráulicas”, prevê intervenções no Concelho nos açudes do Cabril do Ceira, Amiais e Barrabás (local onde se iniciou já a intervenção).

O projeto contempla também intervenções noutros açudes de Municípios que integram este projeto, nomeadamente na Quinta da Mata e Foz do Choroso da Pampilhosa da Serra; no açude de Vale Pardieiro da Pampilhosa da Serra e Arganil; no açude de Poço da Cesta em Arganil e no açude de Santo António de Góis.

De referir que, na próxima quinta feira, pelas 18h30, na Sede do Rancho Folclórico Flores de Serpins, terá lugar uma sessão de apresentação deste projeto e das intervenções a realizar, promovida pela Câmara Municipal da Lousã em parceria com a CIM Região de Coimbra.

O projeto “Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Ceira face às alterações climáticas” prevê um investimento de 2.600.000,00 €, estando previstos e a ser desenvolvidos projetos de Modelação hidrológica/hidráulica, de previsão de Cenários de Alterações Climáticas, de Monitorização dos Recursos Hídricos, de Requalificação das Infraestruturas Hidráulicas como os açudes; de intervenção nas infraestruturas socioculturais como moinhos ou levadas, governança e vigilância dos recursos hídricos e de Reabilitação dos Ecossistemas ribeirinhos com projetos de requalificação de rios e ribeiras.