Iniciativa “Boleia Humana – Vamos a pé para a Escola” teve lugar hoje na Lousã
Trajeto incluiu espaços intervencionados no âmbito do Plano de Ação para a Mobilidade Urbana Sustentável
publicado a 21 de abril de 2023

A Autarquia da Lousã, em parceria com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, realizou a iniciativa “Boleia Humana – Vamos a pé para a Escola”, lançando o desafio para que o trajeto casa-escola fosse feito a pé.

O objetivo desta iniciativa foi o de sensibilizar a comunidade escolar para a importância da utilização de modos de deslocação mais saudáveis, assim como promover a atividade física e a mobilidade mais segura das crianças/jovens nos seus trajetos para a escola.

O trajeto incluiu a passagem por vários espaços que foram intervencionados no âmbito do Plano de Ação para a Mobilidade Urbana Sustentável, nomeadamente alargamento de passeios e instalação de Ciclovia.

Em articulação com o Agrupamento de Escolas da Lousã e a Escola Segura, o “Boleia Humana” iniciou com três rotas/linhas, amarela, azul e verde, e delas fizeram parte cerca de 40 crianças /jovens que, acompanhadas pelas equipas do município e encarregados de educação, fizeram o trajeto até às suas escolas de uma forma diferente, divertida, com momentos de convívio entre pares e família, por uma mobilidade mais sustentável.