A Lousã vai acolher, na Pegada, em Foz de Arouce, um Parque de receção de resíduos florestais, tendo os trabalhos para a sua instalação sido já iniciados.
Este equipamento, que terá cerca de 1000m2, será financiado no âmbito do projeto intermunicipal “Transform”, financiado pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) | Agenda 5, Aviso Nº 02/C05-i01/2022, que tem por objetivo promover a transformação digital do setor florestal para uma economia resiliente e hipocarbónica.
O referido parque integra uma rede de parques de receção de resíduos florestais instalados em concelhos que constituem a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.
Os trabalhos em curso integram infraestruturação do parque, através da criação de acessibilidades, vedação e pavimentação de modo a permitir a circulação de viaturas.
Com a instalação deste equipamento, pretende-se disponibilizar um espaço à população, de modo a fomentar a valorização dos sobrantes agroflorestais, que contribuirão para a redução do número de queimas e consequentemente reduzir o número de ignições.
O processamento e encaminhamento final deste material residual ficará a cargo de um operador contratualizado para o efeito.