Investimentos na mobilidade pedonal e ciclável inaugurados no dia 25 de Abril
Intervenção refere-se à Rede Ciclável da Lousã, Zona Central – Ligação Escolas
publicado a 26 de abril de 2023

Foi inaugurada, no passado dia 25 de Abril, a intervenção referente à Rede Ciclável da Lousã, Zona Central – Ligação Escolas, que tem como objetivo melhorar a mobilidade pedonal e ciclável no Concelho.

A empreitada - que contemplou a reformulação de passeios, construção ou marcação de ciclovia, criação ou dimensionamento de lugares de estacionamento, instalação de mobiliário urbano, construção de passadeiras, melhoria da sinalização vertical e horizontal e ajustes à iluminação pública existente – significou um investimento de mais de 350 mil euros, denomina-se de “Construção da Rede Ciclável Urbana da Lousã – Zona Central” e está englobada no PAMUS – Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável.

Esta intervenção prevê a melhoria de acessos a vários equipamentos escolares, nomeadamente Escolas Básicas 1 e 2 e Escola Secundária, bem como a equipamentos desportivos como o Campo Dr. José Pinto de Aguiar, a Piscina e os Pavilhões Municipais. No que diz respeito à Escola Básica Nº2, foi possível criar uma via “Kiss and Go”. A empreitada incluiu ainda uma nova portaria e área coberta interior e exterior que qualificaram de forma significativa o acesso ao Complexo Escolar.

A empreitada incidiu nas Ruas Dr. António Zeferino Cândido, Eng. Sanches da Gama, parte da Abel Batista, Eng. Gil D´Orey, parte da Gil Vicente e Rua Dr. José Pinto de Aguiar.

Para o Presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes, “esta obra é muito importante só por si e analisada conjuntamente com a outra empreitada em execução, designada interfaces, e com a obra que se iniciará no início de maio – também no âmbito da estratégia de mobilidade sustentável – os impactos positivos na qualificação do espaço público e melhoria da circulação pedonal e ciclável serão ainda mais significativos”. O autarca concluiu indicando que “no seu conjunto, as 3 empreitadas significam um investimento global de 1,5 milhões de euros, financiados pelo Centro 2020”.