Investimentos no âmbito da mobilidade urbana
Câmara Municipal continua a implementar o Plano de Ação Para a Mobilidade Urbana Sustentável
publicado a 5 de agosto de 2022

No âmbito do Plano de Ação para a Mobilidade Urbana Sustentável, a Câmara Municipal da Lousã, tem em curso uma empreitada que tem como objetivo a melhoria da circulação pedonal e ciclável e que abrange as Ruas Dr. António Zeferino Cândido, Dr. Sanches da Gama, parte da Abel Batista, Eng. Gil D´Orey (junto à Escola Básica N.º 2) e parte da Gil Vicente (Piscina Municipal e Escola Secundária).

Esta empreitada, que significa um investimento de 354 187,64€+IVA - financiado por Fundos Comunitários – foi projetada pelo Gabinete de Arquitetura “Less is Green” estando a ser promovida pela empresa Carlos Gil, Lda, sendo ambas as empresas do Concelho.

A intervenção contempla a reformulação de passeios, construção ou marcação de ciclovia, criação ou dimensionamento de lugares de estacionamento, instalação de mobiliário urbano, construção de passadeiras, melhoria da sinalização vertical e horizontal e ajustes à iluminação pública existente.

Já junto à entrada da Escola Básica N.º 2, a via será alargada permitindo a instalação de ciclovia, via dedicada à chegada e partida de alunos, passeio e mantendo a circulação e o estacionamento existente. Nesta intervenção será, também, construída uma nova entrada e portaria para o referido equipamento escolar, assim como prolongada a cobertura existente e criada uma zona de espera para os transportes públicos.

De referir que no âmbito desta empreitada foram abatidas 18 árvores, sendo que a Autarquia fará a devida compensação com a plantação de um número superior nos diversos espaços a intervir.