Jogos de Tabuleiro integram atividades educativas, para a Promoção do Sucesso Educativo
Foram adquiridos 40 jogos de tabuleiro.
publicado a 9 de março de 2020

No âmbito do Projeto de Promoção do Sucesso Educativo da Região de Coimbra, a Câmara Municipal da Lousã adquiriu cerca de 40 Jogos de Tabuleiro para uso em contexto escolar, letivo e não letivo.

Os jogos de tabuleiro exercitam a atenção, a concentração, o raciocínio, o pensamento proativo, a memória, o trabalho em equipa, a aprendizagem de regras - entre outros inúmeros benefícios.

O Agrupamento de Escolas da Lousã adequou os jogos por nível etário e definiu horários para a dinamização de sessões, a saber:

Biblioteca da EB n.º 1, 3.ª f das 9h30 às 10h20 e 6.ª f das 12h40 às 13h30;
Biblioteca da EB n.º 2, 2.ª f das 12h40 às 13h30 e 5.ª f das 12h40 às 13h30;
Biblioteca da Escola Secundária, 2.ª f das 15h40 às 16h30 e 4.ª f das 9h30 às 10h20.

Os docentes dinamizadores são de áreas muito diversas como a matemática, a filosofia ou a Educação Especial.

A título de exemplo, recentemente houve a dinamização, na EB n.º 2 e na EB de Santa Rita, do Jogo de Cartas “Memória de Opostos da Cidade Educadora”, material pedagógico da Rede Internacional das Cidades Educadoras dirigido a munícipes dos 6 aos 99 anos, para trabalhar de forma lúdica alguns valores e princípios da Carta das Cidades Educadoras.

Os conteúdos deste jogo corroboram temas como a Gentileza, a Gestão Emocional, a Empatia, promovendo a melhoria de atitudes, o controlo de impulsos, bem como a educação para a paz. Assim, foi utilizado no âmbito das práticas de Meditação, Mindfulness e Desenvolvimento Consciente do Programa Crescer Feliz nas Escolas.

Esta iniciativa complementa boas práticas da comunidade da Lousã, nomeadamente no que concerne às Damas e ao Xadrez.