Jornadas de Acolhimento à Comunidade Educativa abrem ano letivo
Evento decorre dia 10 de setembro de 2018 no Cineteatro da Lousã
publicado a 7 de setembro de 2018

Na próxima segunda-feira os docentes, não-docentes e os representantes das Associações de Pais e Encarregados de Educação estão convidados para um evento de início do ano letivo que vai decorrer no Cineteatro da Lousã.

Prevê-se a participação de mais de duzentas pessoas num encontro que apresentará diversas entidades da Lousã que colaboram com as Escolas, bem como as missões a que se propõem e os programas e projetos educativos que desenvolvem.

Estão convidadas a apresentar as suas valências a ARCIL, a ACTIVAR, a CPCJL, a Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade, a Associação Recreativa Cultural e Social das Gândaras, o Centro Paroquial de Solidariedade Social da Freguesia de Serpins, o Centro de Formação de Professores Nova Ágora, entre outras. Também a Câmara Municipal apresentará algumas ações desenvolvidas pelos diferente Serviços.

À tarde será dinamizada uma atividade em vários espaços da vila, sob o tema “Currículo, a quanto (des)obrigas”. Pelas 16h, a Comunidade Educativa tem novo encontro no Parque Carlos Reis para um Beirão de Honra. No mesmo local, às 17h, numa sessão solene, serão assinados os protocolos das Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) e dos Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL), bem como o Protocolo de Dinamização e Sensibilização Ambiental entre a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas.

Durante toda a semana decorrerão iniciativas do interesse das escolas que abrem portas ao acolhimento aos alunos na sexta-feira. No sábado, dia 15, duas atividades culturais serão de todo o interesse para as famílias: às 17 horas, no Museu Prof. Álvaro Viana de Lemos, inauguração da Exposição de Fotografia de Luís Garção Nunes com um momento musical por elementos da Brigada Vitor Jara e do GEFAC; às 21 horas no Parque Carlos Reis, o espetáculo “Insomino – entre o sono e o sonho”, no âmbito da programação “Coimbra Região de Cultura” da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, que marcará o início do ano letivo, também ele sob o mote do sono – que retempera e dá força para o trabalho – e do sonho – que comanda a criação e a vida.