Portal Institucional

Jornadas Europeias do Património 2019
“Artes, Património, Lazer”
publicado a 20 de setembro de 2019

De acordo com a Direção Geral do Património Cultural/DGPC, “O mote deste ano - Artes, Património, Lazer - pretende destacar as muitas facetas do património ligadas às artes como fonte de entretenimento, e ao lazer, que nos permitem a todos viver outras dimensões da vida quotidiana, apropriando-nos de uma parte da cultura, tornando-nos autores, especialistas, guardiões e protagonistas.”

A Câmara Municipal da Lousã respondeu a este convite, associando-se, mais uma vez, às Comemorações das Jornadas Europeias do Património, entre os dias 27 e 29 de setembro, inscrevendo nesta iniciativa um conjunto de atividades: oficinas, espetáculos, exposições, que decorrem em vários espaços culturais e patrimoniais do Concelho, e para públicos diversificados, com o objetivo de envolver a comunidade, levando a apreciar, preservar e fruir o património material e imaterial como realidade dinâmica e voltada para o futuro.

O programa inicia-se no dia 27, pelas 21.30, tendo lugar, no Castelo da Lousã, o espetáculo Musical “Louzan”, onde serão interpretados os temas “Princesa Peralta”, “Talasnal” e “Castelo de Arouce”, pelos músicos lousanenses José Marques, Laura Magro, Margarida Vinagre, Pedro Curvelo e Ricardo Neves e que contará com performances do Coro Misto da Sociedade Filarmónica Lousanense e da companhia de teatro “Barraca Preta”.

No dia 28, o programa prossegue com a segunda edição de Memórias Habitadas, na continuidade da iniciativa que teve lugar no ano anterior, que este ano se concretiza na realização de duas oficinas em torno do pintor Carlos Reis: a primeira oficina terá lugar no Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos, entre as 10 e as 12.30. “A lagartixa Pedrinhonga visita a casa da família – memórias da Casa da Lagartixa” é uma oficina de artes plásticas, dinamizada pela Associação Pedrinhas, e destina-se a um grupo de 30 crianças da Associação Acreditar, da Arcil e da Associação Pedrinhas; a segunda oficina, que terá lugar à tarde, entre as 14 e as 16 horas, é uma “aula aberta” de reabilitação, dirigida a técnicos da Câmara Municipal da Lousã, da cultura, educação, turismo e urbanismo, dinamizada pelos professores e alunos do mestrado de Reabilitação de Edifícios da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, a partir da casa-atelier de Carlos Reis.

Ainda no mesmo dia, pelas 16h30, o Momo - Museu do Circo, em Foz de Arouce, apresentará um espetáculo dirigido a crianças e famílias. “Amor de Margarida – um espetáculo para clown e piano”. Trata-se de uma peça de técnica mista, com palhaço e pianista, que conta os desamores de vários personagens, num “espaço de sonho e de sonhadores, onde a magia, o circo e a música têm lugar”. As reservas podem ser feitas para o 239098614.

Pelas 18h, terá lugar para a Exposição “Sorrindo com a Paz”, na Biblioteca Municipal Comendador Montenegro, constituída por um conjunto de cartoons de autores internacionais, selecionados por Osvaldo Macedo de Sousa, no âmbito da programação dos 150 anos da Biblioteca, em articulação com a Festa da Caricatura.
Além destas iniciativas, estarão ainda patentes ao público, no Agrupamento de Escolas e na galeria do Jornal Trevim, outras exposições da Festa da Caricatura dinamizada pela Cooperativa Trevim, com o apoio da CML.

Ao visitar este website, está a consentir a utilização de cookies.