Jornadas Europeias do Património decorreram na Lousã.
Iniciativas contaram com a participação de 40 pessoas.
publicado a 29 de setembro de 2020

Decorreram este fim-de-semana as comemorações das Jornadas Europeias do Património (JEP) 2020, este ano dedicadas ao tema Património e Educação, com o objetivo de promover o papel do património na educação e o papel da educação no património, às quais o Município da Lousã se associou, programando um conjunto de visitas temáticas ao Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques e ao Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos, e que contaram com a participação de cerca de 40 pessoas, ao longo do fim de semana.

Organizadas por temas, dentro da temática do Património e da Educação, o Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques, recentemente aberto, após obras de requalificação e acessibilidade, propôs-se partilhar com o público algumas curiosidades sobre o seu patrono e a coleção, a arquitetura tradicional das casas de xisto da Serra da Lousã, a gastronomia tradicional, ou a “Vida Rural” representada na pintura naturalista portuguesa do séc. XX, destacando o pintor Carlos Reis, que teve na Lousã o seu atelier e onde produziu algumas das suas obras mais emblemáticas da sua carreira artística.

Já o Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos propôs-se dar a conhecer o seu patrono, nas suas diferentes abrangências, desde o colecionismo à pedagogia e ao seu indiscutível papel no Movimento da Escola Moderna Portuguesa, aos seus ideais republicanos, bem como dar a conhecer outras épocas históricas, como a época medieval a partir dos seus forais e do seu castelo. O património imaterial não foi esquecido, e a última visita de domingo foi dedicada às lendas e contos associadas ao património local.

O diálogo do Património com a Educação é um tema já trabalhado no projeto MUSA, um projeto municipal que traz o museu para fora do seu espaço físico e o transporta para junto da comunidade escolar, agindo como instituições que vêm complementar a ação da Escola, através de experiências de fruição, e experimentação, complementares ao ensino em contexto de sala de aula, estimulando a criatividade e a imaginação, afirmando a Lousã, mais uma vez, como um Território Educador.

As visitas aos museus da Lousã são gratuitas e estão condicionadas a marcação prévia, com um número máximo de 9 pessoas por visita no Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques e de 5 pessoas no Museu Prof. Álvaro Viana de Lemos. As inscrições poderão ser feitas presencialmente, por telefone – 239 99 0040 | 239 99 33 72 - ou por correio eletrónico – museus.lousa@cm-lousa.pt. O horário de abertura é de 3.ª a 6.ª feira, das 9h-12h30| 14h-17h30, fins de semana e feriados das 9h30-13h00 | 14h00-17h30.